O PROJETO

Livres Livros é afeto para ler. Um movimento de incentivo à leitura.

Você já viu as nossas mini bibliotecas livres livros por aí? O projeto Livres Livros também começou quando encontramos uma casinha, lá na Califórnia, da Fundação Americana Little Free Library. Era uma ideia boa demais para estar distante da gente. Era a nossa chance de unir a paixão pelos livros e a vontade de oferecer algo relevante para a sociedade.

 

Com a meta de instalar 50 unidades de minibibliotecas, o projeto começou em 2015 e a primeira casinha foi instalada no dia 23 de maio daquele ano na Praça Ana Lúcia Magalhães, em Salvador. Em 2017, a nossa meta foi alcançada! Os Livres Livros se espalharam por diversos bairros de Salvador, e também chegaram e Mata de São João, Camaçari, Cachoeira/BA e Cachoeiro do Itapemirim/ES.

 

As nossas casinhas são um marco físico do nosso projeto, mas é importante saber que a nossa iniciativa é bem mais ampla, que integra pessoas, empresas e o poder público em um único propósito. Incentivar a leitura é o nosso caminho para provocar as comunidades de maneira construtiva, convidando as pessoas a olharem para dentro de si e a buscarem seus sonhos, praticando a autorresponsabilidade.

Livres Livros é um movimento de articulação social através da leitura que gera um ciclo virtuoso de boas influências na sociedade, promovendo benfeitoria pública. 

“Acreditamos que incentivar a leitura

é um passo importante para a educação,

por isso provocamos as pessoas a desejarem

o conhecimento, através da literatura e de livros

que convidem a sonhar.”

Raissa Martins – Escritora, Empreendedora e Fundadora do Projeto Livres Livros

As Minibibliotecas

Primeiro estabelecemos diálogo com as pessoas que vivem na comunidade que receberá o projeto. Em seguida, dialogamos com empresas e o poder público para viabilizar a ação. Então, doamos um acervo literário que pode ser através da unidade de mini biblioteca Livres Livros ou para um espaço que já exista na comunidade.

 

São minibibliotecas livres instaladas em espaços públicos com o apoio de empresas e do poder público. Por trás delas, existe a logística para a arrecadação de livros, o trabalho de análise e direcionamento dos exemplares para as comunidades, manutenção e diálogo permanente para estimular o habito de ler junto a sociedade.

Cada casinha conta com a ajuda de voluntários, que se comprometem a mantê-la limpinha e organizada e também da população, que interage com ela, pegando um livrinho, deixando outro, lendo sozinho ou para uma criança. É nosso! 

Cantinho da Leitura – Parque da Cidade

Sob as sombras das árvores, em um espaço lúdico, ler fica ainda mais gostoso. O Cantinho da Leitura, é um espaço para encontrar obras literárias, participar de encontros, promover contação de histórias, saraus literários e oficinas gratuitas.

Basta fazer contato com a administração do Parque da Cidade.

Contação de histórias

Ouvir uma história desperta pequenos leitores e estimula as crianças para o mundo da imaginação. Uma ação que instiga a criatividade, a oralidade, incentiva o gosto pela leitura e contribui na formação da personalidade da criança envolvendo o social e o afetivo.

Têm a finalidade de envolver associações da comunidade com atividades relacionadas a livros, leitura e doação, promovendo assim o interesse pelo projeto e ajudando na sua manutenção e crescimento.

Oficinas

Encontrou um título interessante na nossa minibiblioteca?

Contato

Email: contato@livreslivros.com 

Tel: +55 71 3211 1420

Endereço: Alameda das Algarobas, 121 Caminho das Arvores, Salvador/Ba..

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
Apoio:
Add a Title

Describe your image