Contato

Email: contato@livreslivros.com 

Tel: +55 71 3211 1420

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
Apoio:

O PROJETO

Livres Livros é afeto para ler. Um movimento de incentivo à leitura.

Você já viu as nossas casinhas por aí? O projeto Livres Livros também começou quando encontramos uma casinha, lá na Califórnia, da Fundação Americana Little Free Library. Era uma ideia boa demais para estar distante da gente. Era a nossa chance de unir a paixão pelos livros e a vontade de oferecer algo relevante para a sociedade.

 

Com a meta de instalar 50 unidades de minibibliotecas, o projeto começou em 2015 e a primeira casinha foi instalada no dia 23 de maio daquele ano na Praça Ana Lúcia Magalhães, em Salvador. Em 2017, a nossa meta foi alcançada! Os Livres Livros se espalharam por diversos bairros de Salvador, e também chegaram e Mata de São João, Camaçari, Cachoeira/BA e Cachoeiro do Itapemirim/ES.

 

As nossas casinhas são um marco físico do nosso projeto, mas é importante saber que a nossa iniciativa é bem mais ampla, que integra pessoas, empresas e o poder público em um único propósito. Incentivar a leitura é o nosso caminho para provocar as comunidades de maneira construtiva, convidando as pessoas a olharem para dentro de si e a buscarem seus sonhos. 

“Acreditamos que incentivar a leitura

é um passo importante para a educação,

por isso provocamos as pessoas a desejarem

o conhecimento, através da literatura e de livros

que convidem a sonhar.”

Raissa Martins – Fundadora do Projeto Livres Livros

As Minibibliotecas

Primeiro, a nossa equipe identifica uma comunidade que possa receber o projeto. Em seguida, dialogamos com empresas e o poder público para viabilizar a ação. Então, a casinha é confeccionada e instalada cheia de livros em seu novo endereço. 

 

São minibibliotecas livres instaladas em espaços públicos com o apoio de empresas e do poder público. Por trás delas, existe a logística para a arrecadação de livros, além do trabalho de análise e direcionamento dos exemplares para as comunidades.

 

Cada casinha conta com a ajuda de voluntários, que se comprometem a mantê-la limpinha e organizada e também da população, que interage com ela, pegando um livrinho, deixando outro, lendo sozinho ou para uma criança.

Cantinho da Leitura – Parque da Cidade

Sob as sombras das árvores, em um espaço lúdico, ler fica ainda mais gostoso. No Cantinho da Leitura, além de encontrar as obras, é possível participar de encontros com autores, contação de histórias, saraus literários e oficinas gratuitas.

Contação de histórias

Ouvir uma história desperta pequenos leitores e estimula as crianças para o mundo da imaginação. Uma ação que instiga a criatividade, a oralidade, incentiva o gosto pela leitura e contribui na formação da personalidade da criança envolvendo o social e o afetivo.

Têm a finalidade de envolver associações da comunidade com atividades relacionadas a livros, leitura e doação, promovendo assim o interesse pelo projeto e ajudando na sua manutenção e crescimento.

Oficinas

Encontrou um título interessante na nossa minibiblioteca?

Add a Title

Describe your image